REALITY SHOW, A NOVA ‘PARADA DE SUCESSOS’ MUSICAL
Participação de cada vez mais artistas do meio nesses programas e estouro de composições antigas cantadas por participantes mostram o poder do formato para o nosso mercado
Jojo Todynho, vencedora da última edição de ‘A Fazenda’: nova dimensão na carreira
|
Os reality shows já fazem sucesso há mais de duas décadas no Brasil, mas desde 2020 ocorre uma consolidação do formato que vem beneficiando, de várias maneiras, o mercado musical. A inclusão de cantores, rappers, músicos e compositores nas edições do “Big Brother Brasil”, da TV Globo, e de “A Fazenda”, da Record TV, ajudou a lhes trazer uma visibilidade sem precedentes. E até mesmo participantes que não são do meio têm contribuído para bombar canções de compositores consagrados simplesmente por cantá-las durante o “confinamento”.
De acordo com dados do site de apostas Betway, um terço do mundo produz ao menos um grande reality show televisivo por ano, o que representa aproximadamente 77 países. Com o crescimento e a disseminação das plataformas digitais, este formato de programa se multiplicou, gerando audiência, publicidade e reverberação cultural. Mesmo aqueles que não assistem ao BBB, por exemplo, sabem da repercussão dos acontecimentos dentro da casa e, querendo ou não, formam uma opinião.
A 20ª edição do reality, ano passado, já trouxe a cantora paulistana Manu Gavassi, que conquistou o público, terminou em terceiro lugar e viu sua exposição na mídia estourar. Mas a deste ano, favorecida pelas medidas restritivas causadas pela pandemia da Covid que impôs confinamento aos próprios telespectadores, foi além: virou um marco histórico para o programa em números comerciais e engajamento na internet.
O músico paraibano Chico César sabe bem disso. Ele é só gratidão à participante Juliette, advogada e maquiadora e uma das favoritas do público. Conterrânea dele, ela cantou “Deus Me Proteja” na casa, e a música liderou o Viral Hits do Brasil no Spotify, além de ter um aumento de 2.200% nas suas audições na Deezer.
Com perfil independente e fora do mainstream, Chico César chegou a um milhão de ouvintes mensais na plataforma, um feito e tanto. E comemorou numa publicação no Twitter.
O mais curioso é que, a exemplo do que ocorre no TikTok, onde músicas antigas tornadas virais nos vídeos das plataformas vêm ganhando nova vida, “Deus Me Proteja” foi composta por Chico e gravada com Dominguinhos em 2008, para o álbum “Francisco Forró y Frevo”. “Hoje esta canção entrou na parada viral do Spotify, e eu quero agradecer a vocês cantando”, disse o paraibano num vídeo publicado na sua conta no Instagram.
A participante Juliette também já andou cantarolando pela casa a música “Triste, Louca ou Má”, da banda Francisco, El Hombre. E o quinteto, que circula na cena independente da música brasileira, também viu sua popularidade nas redes aumentar. Dois posts em que a banda reproduz este trecho do programa tiveram, somados, mais de 325 mil visualizações, o maior engajamento do perfil deles em todos os tempos no Instagram.
Nenhum comentário