Músicos como ter renda com seus fãs pela internet
Caro músico, amigo, cliente ou parceiro!
Este artigo, é para todos que sonham em viver de musica, ele vai lhe ajudar a acordar e entender que é preciso trabalhar com música. Abra a sua cabeça, mantenha a mente aberta e foque na diferença de ter seguidores X Clientes.
Sinceramente, eu cansei e cheguei a seguinte conclusão que; Eu acho uma perda de tempo da maioria dos músicos de bandas ou solo e também donos de pequenos negócios musicais (que necessitam de CAIXA), focarem em usar a internet para ter milhares de seguidores no Instagram, milhares de curtidas no Facebook……Quando todo esse esforço não põe dinheiro no seu bolso.
Não sei você, mas eu sou um músico e empreendedor musical que tenho boletos pra pagar todo mês. e curtidas e seguidores nunca me ajudaram pagar nenhum boleto. E tenho certeza, que com você também. Gostaria saber o que paga boletos de fato na música?
VENDAS. Não likes, nem um milhão de seguidores no instagram.
Neste post falaremos como qualquer músico pode fazer também.
Desde já te aviso, que todas as dicas postadas aqui não têm nada de teorias. São estratégias testadas e/ou usadas diariamente por um músicos e empreendedores musicais que auto gerenciam seus projetos musicais e carreiras artísticas todos fazem parte do Selo de uma forma ou de outra.
Use a força da internet a seu favor, veja uma “luz” de como ver seu público, como GRANDE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO para sua Banda, e pense em estruturar sua Banda num modelo de negócio musical online focado em vender para os fãs.
Esse modelo de negócio web pode ser usado para qualquer empreendimento e É necessário somente ter um ou mais produtos (ofertas) e os potenciais clientes (demanda).
Se você tem uma Banda ou é um artista solo que já costuma fazer apresentações, já tem um publico, e de alguma forma se relaciona com as pessoas que gostam da musica, e as pessoas curtem o seu trabalho, então esse modelo de negócio online é para você.
Mas, antes de começarmos vamos entender o fluxo de qualquer negócio:
Produto —-> Promoção——>Distribuição
Basicamente, todo negócio deve ter um produto/serviço que precisa ser promovido para então, ser distribuído (vendas).
No caso de Bandas e Artistas independentes, o fluxo do negócio musical é geralmente, assim:
Produto (show)—–> Promoção (divulgação) —–>Distribuição (venda de shows)
Percebeu? Basicamente, o único produto que a maioria das Bandas tem pra vender é o “show” e o único cliente é o “contratante”.
Esse modelo de negócios onde as Bandas se concentram em vender apenas um produto para um único cliente, não tem nada de errado, mas em tempos de internet pode ser lucrativamente aperfeiçoado em favor dos Artistas.
Isso porque qualquer Banda e Artista tem acesso a milhares de pessoas, isto é, potenciais fãs, logo, futuro clientes.
SIM! Potenciais Fãs = futuros Clientes.
Você deve encarar seu fã como um cliente, um consumidor de seus produtos. Você deve vender para ele, lucrar com ele. E em tempos de internet, mais do que nunca, com o conhecimento certo qualquer Banda pode e deve montar um negócio online focado nos fãs por 2 motivos…
1. Fãs dão muito lucro, quando você os vê como CLIENTES
Talvez você nunca parou pra pensar nos fãs como fonte de lucro, e por isso mesmo não conseguiu avançar em sua carreira musical, por não criar sua base de fãs… Porém, a culpa não é sua.
Quem sempre fez esse trabalho para os Grandes Artistas eram Grandes agências de Marketing, produtoras contratadas para cuidar da Base de fãs do Artista, também chamado de “Central de Fãs”.
A questão, é que Sem focar na construção de uma base de fãs, a Banda simplesmente não “cresce”.
Não faz muitos shows (pois não tem público); não vende seus álbuns etc. Logo, a Banda/artista lentamente começa a desanimar, até parar com a música e todo um “talento” musical ir por água abaixo.
Por que? Porque é o FÃ, simplesmente a principal peça que roda TODA A ENGRENAGEM DO NEGÓCIO DA MÚSICA…
São elas que fazem a indústria da Música funcionar, pagando ingressos em shows para curtir a Banda que elas Amam; comprando o Álbum do Artista; indo em casas de shows etc. Logo, a INDÚSTRIA DA MÚSICA GIRA EM TORNO DO FÃ.
2. Com a Internet, vender para os fãs é Automatizado
Primeiramente, para Lucrar com os fãs sua Banda não necessita de uma gigantesca Base de fãs com milhões de pessoas. Ela pode ter uma pequena “base” e só precisa vender mais para o mesmo fã.
E pelo poder de “escala” da internet, isso é simples.
Vou te mostrar uma matemática simples, de como se lucra com os fãs usando na internet. Por exemplo: Imagine que sua Banda construa uma pequena base de fãs pela internet, onde tenha 100 Fãs “compradores”.
Digamos que sua Banda faça uma oferta promocional, e dispare uma sequência de 2 e-mails oferecendo produtos para esses fãs e cada um desses 100 fãs gastem um total de R$20 comprando, por exemplo, 1 Álbum de sua Banda. Quanto sua Banda ganhará com essa pequena base de fãs? RESPOSTA: Ganhará R$2.000.
100 fãs x R$20= R$2.000… Pra início tá legal, mas dá pra melhorar.
Agora imagine, que sua Banda cresça um pouquinho mais a Fanbase online, para 300 fãs compradores… Quanto sua Banda ganhará? RESPOSTA: R$6.000…
300 fãs x R$20= R$6.000
Agora, vamos dizer que ainda com esses 300 fãs, além desses álbuns que eles comprassem, cada um desses fãs gastassem R$40 a mais (UPSELL) comprando algum merchandising (camisetas etc) da Banda.
O total gasto por cada fã com sua Banda seria então de R$60, correto? Quanto sua Banda terá faturado agora com essa Base de fãs? RESPOSTA: Ganhará exatos… R$18.000!
300 fãs x R$60 = R$18.000 😉
Percebeu o poder “escalável” da internet?
É um jogo de números.
E imagine se fosse 1000 fãs… 2000 fãs… Compradores…
A Arquitetura de um Negócio musical Online
E qual a estrutura necessária para se montar um negócio musical online, você deve estar se perguntando.
Vamos aoss 3 pilares para você Arquitetar seu negócio musical online, ou como eu gosto de Você precisará de:
- Site
- Fanbase Online (email marketing)
- Publicidade Online (Anúncios no Facebook)
Passo 1 – Site
O Site é o primeiro passo. Recomendo todo Artista ou Banda ter um, pois Ele será sua “casa” na internet contendo todas as informações necessárias para os contratantes de shows, e onde receberá os visitantes (potenciais fãs). E aí entra um ponto. Esse site (ou uma landing page) deverá ter um formulário “especial” com um incentivo para captar contatos (nome e email) dos “visitantes”. Essa é a porta de entrada dos visitantes para dentro de sua Fanbase online…
Passo 2 – Fanbase
Após o visitante inserir seu nome e email num formulário de optin no site, ele entrará dentro da Fanbase online onde você se comunicará com ele por uma das mais poderosas ferramentas online: o Email Marketing.
A partir daí, a mágica começa acontecer. De forma automática, esse visitante receberá uma sequência de emails por alguns dias estrategicamente criados para fazê-lo conhecer melhor sua Banda, se apaixonar por ela e então, comprar o que você oferecer a ele: Álbuns, merchandising, por exemplo 😉
Passo 3 – Publicidade Online (Facebook Ads)
Um dos passos super importantes: Como você levará pessoas para seu site? Resposta: Com compra de Publicidade online no Facebook.
É através do facebook que você investirá em publicidade, para levar toneladas de pessoas para dentro do seu site e começar a vender, como falamos na internet: de forma automática.
A compra de publicidade online no Facebook é excelente, devido a suas ótimas ferramentas de segmentação, onde você consegue descobrir exatamente o perfil (idade, interesses, localização geográfica etc) de seu potencial fã e criar anúncios que chegarão exatamente para ele.
Com isso, o fluxo de seu negócio musical online funcionará da seguinte forma:
1) As pessoas navegando na internet, serão impactadas por seus anúncios no Facebook.
2)Clicando no anúncio, serão direcionadas para uma página específica do seu site onde serão incentivadas a deixar o nome e email.
3)Logo, entrarão em sua Base de Fãs, onde serão nutridas por seus contatos com o intuito de transformá-las em fãs, que levará naturalmente a comprar seus produtos.
O resultado? Din din no seu bolso. E esse é o processo resumido de um Web Music Empreendedorismo
Tchaina, Subdiscos
Fonte Referencial de pesquisa: Radar Brasil Festivais
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